Pequeno Almoço + Receita de Panquecas

terça-feira, março 18, 2014


Não há melhor forma de começar bem o dia do que tomar um pequeno-almoço saudável, na companhia do teu namorado ainda melhor, a primeira refeição do dia é importante por diversos motivos: fornece a energia necessária para mais um dia de trabalho, garante que mantenha os níveis de concentração e de alerta em alta e pode ser um ritual relaxante e romântico… talvez vala a pena levantares te um pouco mais cedo. Atenta nas seguintes dicas:
- Evita os alimentos muito doces e a adição de açúcar ao pequeno-almoço. Para isso evita os pães-de-leite, os croissant's, o leite com chocolate, os pacotes de sumo. Também é importante analisar a quantidade de açúcar presente nos cereais; escolhe os integrais e sem açúcar. Depois adiciona um pouco de açúcar, sempre sem exagerar.


Dicas de um bom pequeno almoço:
  1. Pão integral, de cereais ou sementes de sésamo com queijo, acompanhado de compota e uma taça de fruta fresca (morangos, kiwis, laranjas, ananás, manga, banana, amoras, framboesas, mirtilos...).
  2. Omeleta com cogumelos frescos e queijo magro, acompanhado de uma fatia de pão integral, de cereais ou sementes de sésamo torrado com manteiga e sumo de laranja natural.
  3. Panquecas ou waffles (feitos com cereais integrais), guarnecidos com iogurte natural e fruta fresca, com mel ou com xarope de ácer; acompanhado de uma caneca de chá ou café com leite magro.
  4. Tortilhas integrais aquecidas com ovos mexidos, mistura de vegetais (podem ser congelados) e queijo ou fiambre magro; acompanhado de um sumo ou batido de frutas natural.
  5. Papas de aveia quentes, guarnecidas com fruta fresca e frutos secos ou nozes laminadas; acompanhado de um iogurte magro ou copo de leite magro.
  6. Smoothie – batido de iogurte, fruta fresca ou congelada e leite magro ou leite de soja; acompanhada de uma fatia de pão integral torrado ou barra de cereais/granola.
  7. French toast – fatias de pão de forma integral numa mistura de ovo, leite magro, uma pitada de essência de baunilha e outra de canela e passadas no tacho até ficarem douradas, acompanhadas de uma caneca de chá ou café com leite magro.
  8. Parfait matinal – mistura de iogurte magro, fruta fresca cortada aos cubos e granola ou muesli.
  9. Pão integral, de cereais ou sementes de sésamo com fiambre magro, peru magro ou salmão fumado, acompanhado de fruta fresca fatiada e chá ou café com leite magro.
  10. Taça de cereais integrais com leite magro e fruta fresca (morangos, kiwis, laranjas, ananás, manga, banana, amoras, framboesas, mirtilos...).
Agora vou deixar a receita de umas panquecas, podem não ser muito saudáveis, mas são deliciosas. Afinal ninguém lhes consegue resistir e elas, em duvida que tornam o pequeno almoço a melhor refeição do dia.

Receita para aproximadamente 8 panquecas. 



Ingredientes
1 chávena de farinha (eu usei farinha com fermento)

1 chávena de leite
1 ovo
1 pitada de sal
1 colher de chá de fermento
1 1/2 colher de sopa de azeite 
3 colheres de sopa de açúcar
opcional: um pouco de essência de baunilha 



Preparação
- bater tudo com a batedeira 
- deixar repousar um pouco
- aquecer bem a frigideira, mas depois colocar o lume no mínimo
- untar com um pouco de manteiga
- colocar um pouco da massa e deixar cozinhar até fazer uma espécie de bolhinhas
- levantar a panqueca e untar a frigideira com mais um pouco de manteiga
- virar a panqueca do outro lado e deixar cozinhar lentamente  
- repetir o processo, colocando sempre manteiga na frigideira entre a preparação de cada panqueca

TAMBÉM PODERÁS GOSTAR DISTO...

0 comentários

Olá meus amores! Ou como eu gosto de vos chamar, Woah'zitos.
No caso de vocês estarem interessados em comentar o conteúdo aqui do blog, fiquem a saber que depois de responderem ao formulário de comentários a vossa opinião não ficará visível, mas irá ficar assim que eu lei-a o comentário e autorize a sua publicação.
Prometo responder a todos vocês como muito amor e carinho.