MERMAIDS DON'T DO HOMEWORK | Como Sobreviver Aos Exames?


És do tipo que fica ansiosa/nervosa com a chegada dos exames ou não sabes se vais ter tempo para estudar tudo? Se sim, o post de hoje é em especial para ti. Respira fundo e lê as minhas dicas, só não te esqueças que planeamento e organização são as chaves para teres sucesso.

Eu vou ter exames este ano, sou aluna de ciências e humanidades e estando no 11º ano optei por me inscrever a Geografia A e MACS, para conclusão das disciplinas bianuais, e Inglês para utilizar como nota de ingresso para a universidade. Comecei a preparar me para os três exames durante as férias da Páscoa e achei que podia partilhar convosco as dicas que resultaram para mim, visto que elas também podem ser boas para vocês.

Como é óbvio este é um processo que começa antes do exame, altura em que deves evitar pôr te à frente dos livros que nem uma louca. O melhor é elegeres a melhor hora para estudares e elaborares um plano de estudo. Descobre quais são os melhores métodos para reter a informação, podes aprender melhor a passar os apontamentos a limpo ou então para ti o que resulta é responderes a perguntas que alguém te fez. Eu sou uma pessoa visual, por isso o que faço é sublinhar as coisas mais importantes nos livros e coloco nas margens das páginas post its com informação útil sobre o assunto, também faço resumos, com pouco texto, esquematizado e colorido. 
  • Usa um caderno, uma folha ou um espaço da tua agenda para fazeres o plano de estudo mencionado em cima, anota o tempo que queres estudar e qual disciplina. É importante que sigas esse horário, por isso, para cumprir o objetivo, marca um horário realista.
  • Desliga o telemóvel. Quantas menos distrações tiveres melhor será o teu estudo. Isso vale tanto para o telemóvel como para o computador, a televisão ou qualquer outra coisa que saibas que te vai distrair.
  • Faz uma pausa a cada duas horas e depois descansa. Aproveita para ires apanhar algum ar fresco, que te vai limpar a cabeça e ajudar na concentração para o estudo. É uma boa altura para recarregar energias e comer um snack.
Durante o exame é importante que respires fundos antes de te pores a escrever. Pensa em algo que sabes fazer bem, para teres mais confiança.
  • Não te pressiones. Fizeste um grande esforço para chegar até aqui, estudaste para isto e não podias ter feito. É um momento sobre ti e que poderá ser decisivo para o teu futuro, não te deixes influenciar pelo nervosismo dos outros.
  • Lê a prova atentamente e começa por responder àquelas que consideras mais fáceis, em que te sentes mais seguro/a para responder. Guarda as mais difíceis para o fim. 
  • Leva algo a que te sintas enocionalmente conetada, um amuleto da sorte. Vai deixar te mais calma e transmitira te segurança.
  • Veste roupas com as quais te sintas confortável. Se levares umas caças muito apertadas ou um tecido que te dá comichão não vais conseguir concentrar te tanto e deves evitar distrações.
Por fim, depois do exame feito aproveita uma tarde livre e marca um encontro com os teus amigos para descontraíres. Agora é hora de arrumares os livros e dedicar algum tempo a ti mesmo/a.

  • Se tirares uma boa nota no exame é fundamental que te recompenses por isso.
  • Esta regra é inquebrável. Durante um dia não penses nos exames seguintes. O dia chegar mas o melhor é não pensares nisso assim que acabares um exame.
  • Estes conselhos servem para o exame que vais ter e todos os outros que vierem a seguir.
Estes dicas não me foram dadas por ninguém, com o tempo eu fui aprendendo que era algo que resultava para mim e estou a partilha las sabendo que não irão resultar para todos. Tu tens de perceber por ti próprio/a o que rentabiliza o teu estudo e vais entende-lo descartando as coisas que não funcionam para ti.

Enviar um comentário

0 Comentários