Como Sobreviver Aos Exames?

segunda-feira, abril 04, 2016


És do tipo que fica ansiosa/nervosa com a chegada dos exames ou não sabes se vais ter tempo para estudar tudo? Se sim, o post de hoje é em especial para ti. Respira fundo e lê as minhas dicas, só não te esqueças que planeamento e organização são as chaves para teres sucesso.

Eu vou ter exames este ano, sou aluna de ciências e humanidades e estando no 11º ano optei por me inscrever a Geografia A e MACS, para conclusão das disciplinas bianuais, e Inglês para utilizar como nota de ingresso para a universidade. Comecei a preparar me para os três exames durante as férias da Páscoa e achei que podia partilhar convosco as dicas que resultaram para mim, visto que elas também podem ser boas para vocês.

Como é óbvio este é um processo que começa antes do exame, altura em que deves evitar pôr te à frente dos livros que nem uma louca. O melhor é elegeres a melhor hora para estudares e elaborares um plano de estudo. Descobre quais são os melhores métodos para reter a informação, podes aprender melhor a passar os apontamentos a limpo ou então para ti o que resulta é responderes a perguntas que alguém te fez. Eu sou uma pessoa visual, por isso o que faço é sublinhar as coisas mais importantes nos livros e coloco nas margens das páginas post its com informação útil sobre o assunto, também faço resumos, com pouco texto, esquematizado e colorido. 
  • Usa um caderno, uma folha ou um espaço da tua agenda para fazeres o plano de estudo mencionado em cima, anota o tempo que queres estudar e qual disciplina. É importante que sigas esse horário, por isso, para cumprir o objetivo, marca um horário realista.
  • Desliga o telemóvel. Quantas menos distrações tiveres melhor será o teu estudo. Isso vale tanto para o telemóvel como para o computador, a televisão ou qualquer outra coisa que saibas que te vai distrair.
  • Faz uma pausa a cada duas horas e depois descansa. Aproveita para ires apanhar algum ar fresco, que te vai limpar a cabeça e ajudar na concentração para o estudo. É uma boa altura para recarregar energias e comer um snack.
Durante o exame é importante que respires fundos antes de te pores a escrever. Pensa em algo que sabes fazer bem, para teres mais confiança.
  • Não te pressiones. Fizeste um grande esforço para chegar até aqui, estudaste para isto e não podias ter feito. É um momento sobre ti e que poderá ser decisivo para o teu futuro, não te deixes influenciar pelo nervosismo dos outros.
  • Lê a prova atentamente e começa por responder àquelas que consideras mais fáceis, em que te sentes mais seguro/a para responder. Guarda as mais difíceis para o fim. 
  • Leva algo a que te sintas enocionalmente conetada, um amuleto da sorte. Vai deixar te mais calma e transmitira te segurança.
  • Veste roupas com as quais te sintas confortável. Se levares umas caças muito apertadas ou um tecido que te dá comichão não vais conseguir concentrar te tanto e deves evitar distrações.
Por fim, depois do exame feito aproveita uma tarde livre e marca um encontro com os teus amigos para descontraíres. Agora é hora de arrumares os livros e dedicar algum tempo a ti mesmo/a.

  • Se tirares uma boa nota no exame é fundamental que te recompenses por isso.
  • Esta regra é inquebrável. Durante um dia não penses nos exames seguintes. O dia chegar mas o melhor é não pensares nisso assim que acabares um exame.
  • Estes conselhos servem para o exame que vais ter e todos os outros que vierem a seguir.
Estes dicas não me foram dadas por ninguém, com o tempo eu fui aprendendo que era algo que resultava para mim e estou a partilha las sabendo que não irão resultar para todos. Tu tens de perceber por ti próprio/a o que rentabiliza o teu estudo e vais entende-lo descartando as coisas que não funcionam para ti.

TAMBÉM PODERÁS GOSTAR DISTO...

0 comentários

Olá meus amores! Ou como eu gosto de vos chamar, Woah'zitos.
No caso de vocês estarem interessados em comentar o conteúdo aqui do blog, fiquem a saber que depois de responderem ao formulário de comentários a vossa opinião não ficará visível, mas irá ficar assim que eu lei-a o comentário e autorize a sua publicação.
Prometo responder a todos vocês como muito amor e carinho.

Aviso

Na sua maioria, as imagens e ilustrações utilizadas no blog são retiradas do Tumblr, Pinterest ou de uma pesquisa no Google Imagens. Se por coincidência alguma das imagens aqui partilhadas seja tua ou de alguém que conheces, agradeço que entres em contato comigo para a devida identificação ou exclusão das mesmas.

Os textos são da minha autoria, então caso queiras retirar alguma informação, eu agradeço ser citada e/ou informada. Qualquer informação retirada de um jornal, revista, livro, Internet ou outros, estará citada e identificada.

Instagram