FILMES | Call Me by Your Name [2017]

and I will call you by mine...
ALGUMAS COISINHAS QUE DEVES TER EM CONTA ANTES DE COMEÇARES A LER: 1). este post é uma review do filme Call Me By Your Name e o mesmo pode conter spoiler. Infelizmente, caso não queiras receber esse tipo de informação sou obrigada aconselhar te a não ler esta matéria. Vai ver o filme e depois volta aqui; 2). é possível que não tenhamos a mesma opinião em relação a certos momentos, por isso fica livre de expressar a tua opinião nos comentários, mas por favor, fâ-lo de uma forma educada e sem incentivar ao ódio; 3). Caso ainda não tenhas visto o filme não percas mais tempo e vai vê-lo. 
Call Me By Your Name, do inglês significa Chama me Pelo Teu Nome é um filme dirigido por Luca Guadagnino e escrito por James Ivory, baseado na obra homônima de André Aciman. Estrelado por Timothée chalamet no papel de Elio Perlman e Armie Hammer como Oliver, o mesmo estreou a 22 de janeiro de 2017, no Festival de cinema de Sundance. Ambientado no norte de Itália, em 1983, o filme acompanha o romance de Elio, um adolescente de 17 anos, com o assistente académico do seu pai, Oliver.

Call Me By Your Name
Chama-me Pelo Teu Nome (pt)
Estados Unidos |  Itália | Brasil | França
2017 || Cor || 132 min
Género: Romance || Drama
Idioma: Inglês, Francês, Italiano
IMDb 8.5/10


Call Me By Your Name (CMBYN) pega no delicado tema que é a homossexualidade ao falar sobre as descobertas, o primeiro amor, as amizades e as preferências sexuais do único filho de uma família americana com ascendências italiana e francesa. Decorrido no verão o mesmo mostra como longas tardes solarengas dão origem a novas experiências e descobertas, tais como o amor. 

Tudo começa quando Oliver um Deus Grego na terra entra na vida de Elio e facilmente se tornar o centro das atenções. 
Como qualquer outro adolescente, Elio está a passar por um período em que não tem controlo sobre as suas hormonas e procura explorar o seu corpo, independentemente de ter ao seu lado um rapaz ou uma rapariga. Apesar da diferença de idades e personalidades entre os dois entendo o que levou Oliver a aproximar-se do adolescente: queria eu um jovem culto, inteligente, que toca piano e que fala várias línguas para amar.

Apesar de perder a sua virgindade com Marzia uma mulher é nos braços de Oliver um homem que pela primeira vez descobre o amor. O que me leva a sentir precoce, aos 17 anos já me tinha apaixonado e mais do que uma vez, enquanto que o Elio aos 17 era a coisinha mais inocente de sempre. Os encontros entre os dois homens acaba por ser contado como se fosse um poema: mostrando a cumplicidade dos dois através da sensualidade e do tato, mostrando como o relacionamento dos dois é profundo, romântico, excitante and who cares if there are two guys in that relationship? Uma das coisas que mais gostei na forma como a trama é levada é que nunca presenciamos um dialogo no qual a sexualidade de Elio ou qualquer outra personagem é discutida. Não sabesmos se ele é gay, hetero ou bi, por isso para mim ele, tal como todos nós, está à procura do seu lugar.
Mr. Perlman, o pai do Elio, também merece um shoutout foi tranquilizante ver o quão próximo ele era do filho e como lhe dava liberdade e confiança para que ele se aproximasse dele e lhe falasse de qualquer coisa, o que traz ao filme uma carga emotiva fortíssima. Por um 2018 em que os pais sejam mais tolerantes, abertos e respeitadores, é só seguirem o exemplo. Os pais e as crianças de Viseu, ja agora.
O significado à volta do título do filme, desvendado quando os dois amantes estão deitados lado a lado leva a um dos momentos mais bonitos do filme: “chama-me pelo teu nome, que eu chamo-te pelo meu” simboliza o amor que sentem um pelo outro. É um código que só eles entendem. É o novo okay? okay! Mas leva também ao momento mais wtf da longa, tu não podes ligar para alguém a quem roubaste o coração para dizer que te vais casar. Não fosse isso mau que chegue ainda respondes quando ele faz referencia a algo especial que vocês tinham Elio Elio Elio Elio Elio Elio Elio Elio Elio Elio Elio... Oliver e dizes que te lembras de tudo, como se continuasses apaixonado e fosse possível reatarem? Oliver, poupa-me, esperava melhor de ti. Como podem ver, continuo inconformada com aquele final. Pra mim o Oliver e o Elio deveriam ser end game, contudo reconheço a necessidade deste final. Raramente uma pessoa termina com o seu primeiro amor. Deus me livre de terminar com o meu. 
" “Call me by your name, and I'll call you by mine”, diz um amante para o outro no pico do êxtase que é a sensação de querermos urgentemente pertencer a outra pessoa. " - André Gonçalves 


VOCÊS JÁ VIRAM O FILME? SE SIM, O QUÊ QUE ACHARAM? Contem me tudo nos comentários e não se esqueçam de seguir o blog. Afinal, os meus unicórnios e as minhas fadas lêm sempre primeiro. As imagens que ilustram este post não me pertencem. Foram encontradas algures no tumblr e editadas com ajuda do canva.
kill them with kidness,

Woah Arabella

Enviar um comentário

1 Comentários

  1. Eu ainda não vi o filme, por isso confesso que vou vê-lo antes de ler o post todo. Estou com medo dos spoils ahah! Tenho um amigo que também adorou o filme, mas ainda não tive um tempinho :\

    THE PINK ELEPHANT SHOE // Ganha um giftcard de 35€ na Sephora!

    ResponderEliminar
Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)