AS DICAS QUE MAIS ME AJUDAM ENQUANTO BLOGGER

terça-feira, abril 10, 2018


Já se passou algum tempo desde a primeira vez que vos escrevi e por isso não é de admirar que com o passar do temo também eu tenha evoluído. Os anos na blogosfera ajudaram me a perceber não só o quê que funciona ou não no Woah Arabella como a descobrir o tipo de blogger que eu quero ser. 

Está certo que não sou nenhuma expert no assunto, mas depois de cinco anos por estas bandas e de algumas centenas de posts escritos acho que entendo o suficiente do assunto para poder dar conselhos aos outros. Por isso, aqui fica uma listinha de coisas que fui descoberto na internet que realmente ajudam uma pessoa que trabalhe com conteúdo digital.

1. - Desvalorizem os números:
A quantidade de pessoas que me seguem, lêem ou comentam os meus posts nunca foi o que me motivou. Como já vos disse anteriormente o blog para mim é um hobbie, é feito com todo o amor e carinho porque eu gosto, sem qualquer segundas intenções. Tenho agora 90 seguidores, o que pode parecer pouco se me compararem aos gigantes da internet que são seguidos por milhares. Mas vocês conseguem imaginar noventa pessoas numa sala? Noventa pessoas que lá estariam por mostrarem algum interesse no meu trabalho, ou no vosso.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
2. - Mostrem interesse em quem se mostra interessado em vocês:
Se alguma vez um post aqui te chamou tanto à atenção que quiseste comentar viste que eu optei por selecionar a opção de moderar os comentários cá do sítio. Comecei a pesquisar a respeito disso quando um post foi mal interpretado e algum mal intencionado e que teve comentários infelizes, na minha opinião e acabei por decidir moderar TODOS os comentários por aqui. (Caso estejam interessados em saber mais sobre o assunto aconselho que leiam este post do Shout Me Loud).
O que eu não estava à espera que acontecesse com isso era que eu começa a dar mais atenção a quem perdia tempo a ler me. Porque sim, quem dedica o seu tempo às palavras que escreves também merece a tua atenção. Com os comentários moderados eu fui obrigada a ter de ler TODOS os comentários por aqui, para então poder autorizar ou não a sua publicação, o que me permite responder ao mesmo e, e grande parte dos casos, visitar o blog da pessoa.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

3. - Escrevam sobre o que realmente gostam:
Uma das coisas mais importantes, na minha opinião, a fazer se quando começamos a aventurarmos nos na internet é decidir aquilo com que nos identificamos e gostamos para ser (podem ler aqui um pouco mais sobre a importância de determinar qual será o vosso nicho).
Ter um tema sobre o qual falar deixa tudo bem mais fácil. Por exemplo, falar de moda é um assunto demasiado amplo, pelo que podem optar por se focarem nas atuais tendencias ou em dicas de personalização. Isso poderá ajudar as pessoas a terem o vosso blog como referência num determinado assunto (visto que esse será o tema mais frequente nos vossos posts) como ainda vos irá ajudar a mantê-lo atualizado: falarem do que gostam é meio caminho andado para terem interesse em escrever sobre isso.
E a melhor parte é que isso não vos limita em nada porque poderão sempre trazer outros assuntos ao blog, ocasionalmente. O importante, como já disse antes, é estarem sempre a escrever sobre o que gostam, visto que não vale a pena ficarem a postar qualquer coisa só para preencherem blogs. Um exercício bem fácil para manterem esta prática é perguntarem se sempre se gostariam de ler o que escreverem noutro lugar...
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
4. - Partilhem aquilo que conheces:
Seja uma receita, ou projeto de D.I.Y ou um artigo que leste que te deixou a pensar em alguma coisa PARTILHA com quem te lê.  Quando um leitor sabe que vão aprender algo ao ler o vosso blog terão uma maior vontade de voltar a visita-lo. Para além de que esse tipo de conteúdo realmente atrai novos seguidores.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
5. - Ponham quanto são no mínimo que façam:
E quem o diz não sou eu, é o próprio Ricardo Reis. Com isto quero eu dizer que as pessoas vão entrar no vosso blog para lerem aquilo que vocês quiseram escrever por isso sejam o mais fiéis a vocês mesmos que possam ser. INSPIREM SE naquilo que vos rodeie, mas quando chegar a hora de partilhar não copiem, mostrem sempre as coisas do vosso ponto de vista que eu garanto-vos que será o suficente.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
QUAIS LIVROS VOCÊS GOSTARIAM DE VER? Contém me tudo nos comentários e não se esqueçam de seguir o blog. Afinal, os meus unicórnios e as minhas fadas lêm sempre primeiro. NENHUMA das imagens que ilustram este post me pertencem.
kill them with kidness,
Woah Arabella

TAMBÉM PODERÁS GOSTAR DISTO...

2 comentários

  1. Gostei muito das tuas dicas! Eu também prefiro ter os comentários moderados, assim não há comentário que me "escape" e leio tudinho. :D <3
    Beijinhos, www.thefancycats.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ter os comentários moderados é um coisa tão simples mas que realmente faz super diferença.

      kill them with kidness,
      Woah Arabella

      Eliminar

Olá meus amores! Ou como eu gosto de vos chamar, Woah'zitos.
No caso de vocês estarem interessados em comentar o conteúdo aqui do blog, fiquem a saber que depois de responderem ao formulário de comentários a vossa opinião não ficará visível, mas irá ficar assim que eu lei-a o comentário e autorize a sua publicação.
Prometo responder a todos vocês como muito amor e carinho.