SE EU FOSSE ARABELLA | Porquê que eu tenho um diário?

Cá por casa todos sabem que eu sou apaixonada por caderninhos e que passo a vida a inventar motivos para comprar um novo: quando não é preciso para a universidade, preciso de um para apontar os motivos pelos quais sou grato, para fazer um bullet journal ou até para escrever mil e uma listas para não me esquecer de nada. Tenho tantos caderninhos para estes efeitos que tenho uma cheinha deles, motivo pelo qual eu acreditava que durante algum tempo não iria precisar de mais caderno nenhum.

Percebi que estava redondamente enganada quando o meu irmão me deu um caderno da franquia Star Wars com o Darth Vader a ilustrar a capa. Guardei-o durante aproximadamente dois meses enquanto ponderava para o que o usaria. E foi, mais ou menos, assim que eu comecei a minha jornada com o meu diário.  Mais recentemente, pensei alguns dias sem escrever nada no mesmo, o que me levou a refletir porquê que o tinha e se valeria a pena continuar a escrever um diário, as conclusões a que cheguei não só me ajudou a perceber que eu realmente preciso de o ter comigo como achei que deveria partilha-las com alguém de modo a levar essa pessoa a experimentar. A sério, arranjem um caderninho qualquer e escrevam no mesmo e verão que essa será a melhor coisa que farão este ano....

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

1. - As vossas aflições tornaram se mais suportáveis:
As primeiras coisas que escrevi no meu diário foram desabafos sinceros e profundos que carregava no coração e, honestamente, após o fazer senti me bem melhor: como se um peso tivesse sido retirado dos meus ombros. Inclusive, mesmo quando não consigo encontrar as melhores palavras para descrever a minha situação isso ainda acontece, porque apenas eu preciso de entender o que ali foi escrito. O vosso diário estará sempre lá para vocês e fará da escrita uma terapia para que possam perceber coisas que talvez não tenham notado até então. E ainda vos dá a possibilidade de reler, quando estiverem mais calmos, e quem sabe observar as coisas por uma outra perspectiva.

2. - Os vossos sonhos nunca serão tão vossos:
Volto a repetir que vocês estarão a escrever para vocês mesmos e, sendo aquilo algo que mais ninguém irá ler, não precisaram de ter qualquer restrições. Usem-no para registar todos os vossos sonhos, sem terem medo de ser reprovados. Naquelas páginas nem o céu será o limite.

3. - Não terão de mentir:
Sei que começo a tornar me repetitiva, mas quero mais uma vez reforçar a ideia de que ninguém irá ler aquilo que decidirem dividir com o vosso diário. O que por outras palavras quer dizer que não terão porque mentir, o que às vezes fazemos no dia a dia quando contamos algo a um amigos (seja a esconder alguns detalhes ou a tentar embelezar as coisas). 

4. - A escrita pode sim ser a melhor forma de resolverem os vossos problemas:
Sentir me com raiva, triste ou desapontada leva me sempre a tomar as piores decisões por estar de cabeça quente. Se antes de agir eu parar e aprofundar a forma como me estou a sentir através das palavras que escolho marcar no meu diário dão me a possibilidade de refletir a respeito da situação e tomar melhores sugestões.

5. - Escrita criativa é um otimo exercício para o cérebro:
Toda a tecnologia que temos ao nosso alcance atualmente o nosso cérebro tornasse cada vez mais preguiçoso o que nos leva a perder a criatividade e a capacidade de concentração. Escrever é uma ótima forma de manterem a mente ativa sem gastarem nada ou quase.
6. Irão guardar todos os momentos especiais:
Vocês já alguma vez sentiram saudades de algo enquanto isso ainda estava a acontecer? A mim acontece-me com alguma frequência porque quando estou realmente a aproveitar algo que me está a acontecer o meu subconsciente insiste em me relembrar que aquele momento será efémero e que não se irá volta a repetir. E eu não sou aquele tipo de pessoa que se lembra de pegar num telemóvel ou máquina fotográfica para registar o momento para a eternidade. O que tenho feito para levar esses momentos para o resto da minha vida é relata-los no meu diário. E ainda me tenho desafiado a tentar tirar algumas fotos para imprimir e colar nele. Experimentem fazê-lo e verão que sempre que olharem aquelas páginas será como se estivessem a viver aquelas situações  mais uma vez.

7. - Será um registo constante dos vossos progressos
Se escrevem no mesmo sobre as vossas desilusões como terapia irão escrever sobre as vossas conquistas diárias para futuramente poderem ver o quanto cresceram. 

8. - Terão um registo dos vossos objetivos (e acompanhar a evolução dos mesmos)
Eu gosto de escrever aquilo que pretendo alcançar: desde as mais pequenas metas (como gerir o #BEDA) até aquelas que poderão ser life-changing (como ir ao Meo Sudoeste para ver o Shawn Mendes). E uma vez que o tempo passa demasiado rápido a menos que eu realmente anote o desenvolvimentos dos mesmos acaba que o tempo passa e quando eu vou a ver não fiz nada para conquistar os meus sonhos. 

9. -  Irão conhecer-sebem melhor:
A possibilidade de aprofundarem os vossos sentimentos e emoções irá ajudar-vos a perceber como é que realmente reagem a determinadas situações. E quem sabe não descobrem os potenciais escritores que podem ser?
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Assim que eu decidi que realmente iria começar a escrever um diário cocecei a decidir que meios é que queria usar e porquê. Hoje em dias há várias formas de organizar/utilizar/escrever no mesmo e tu só tens de escolher a que melhor funciona para ti. Eu optei por não dar um nome ao meu, achei que seria um cliché demasiado grande de adolescente para ter na minha vida, por isso quando escrevo lá algo anoto a data e vou direta ao assunto, mas uma vez que ele sabe todos os meus segredos achei que lhe deveria mostrar um pouquinho mais de respeito. Sendo a sua capa ilustrada com o Darth Vader, acabo sempre por assinar may the force be with you como referência à saga Star Wars. E estou sempre a decora-lo com imagens que encontro pelo tumblr e salvo numa pasta no computador para poder imprimir.


Aqui fica algumas imagens para se poderem inspirar:
VOCÊS TÊM DIÁRIO? DEPOIS DE LEREM ESTE POST PRETENDER ARRANJAR UM? Contém me tudo nos comentários e não se esqueçam de seguir o blog. Afinal, os meus unicórnios e as minhas fadas lêm sempre primeiro. nENHUMA das imagens que ilustram este post me pertencem.
kill them with kidness,
Woah Arabella

Enviar um comentário

0 Comentários