DOIS MIL E QUINZE

segunda-feira, dezembro 28, 2015


Analiso o calendário pendurado na porta do guarda-roupa e passo o dedo pelos dias restantes, parece que foi ontem que o ano começou. Agora, falta pouco para que os fogos estourem anunciando a entrada do novo ano. Falta pouco para que um novo ciclo se inicie e eu sempre fui apaixonada por começos, por essa ideia de que depois de doze meses tudo se renova e a vida nos dá uma segunda chance. Sempre amei janeiro, como eu sempre amei os primeiros capítulos dos livros e o começo das novelas e as segundas-feiras, isso não é novidade, a diferença é que desta vez eu também estou a amar o final. Logo eu, que sempre detestei fechar ciclos, que vivo falando mal dos domingos e não aprendi a escrever últimos parágrafos. Logo eu, que não assisto a última semana da novela e nunca termino uma série; eu que sempre preferi as vírgulas aos pontos finais e não sei me despedir de uma história. Eu, que nunca gostei de dezembro, nunca abracei o dia 31 e nem me empolguei com a mudança de ano. Logo eu, que sempre fugi do último dia do ano, estou a contar os dias para vê-lo chegar.

Volto as folhas do calendário até chegar em janeiro. Doze meses. É tempo para tudo e ao mesmo tempo para nada. Passaram a voar, mas também passaram devagarinho como se estivessem a tentar durar para sempre. Dois mil e quinze foi um desses anos difíceis de classificar, porque ele não quis saber de ser meio termo, nasceu cheio de vontades, sem ter medo de mostrar para o que veio. E ele mostrou. Foi mau, mas também foi bom, foi longo, mas também foi curto, e será inesquecível, disso eu tenho certeza. Será inesquecível porque em meio de tanta crise eu estou saindo com saldo positivo, e não é da minha conta bancária que eu estou a falar. Quando o primeiro raio de sol surgiu numa quinta-feira, de certa forma, eu já sabia que muita coisa ia acontecer. E foi acontecendo, dia após dia, semana após semana, de forma tão leve que as mudanças mal podiam ser notadas. Fui me livrando de bagagens que não eram minhas e que eu não precisava carregar. Fui me livrando de pessoas que não eram minhas e que eu não precisava carregar. E a viagem foi ficando mais leve, os meses vieram e com eles eu fui percebendo que alguma coisa estava diferente, demorei para descobrir que não era o mundo que tinha mudado, era eu. Era a minha forma de enxerga-lo.

Dizem que precisamos cair várias vezes para aprendermos a levantar nos. Eu discordo. Precisamos cair, sim, mas é para aprender a andar direito. A verdade é que levantar é fácil, todo mundo consegue com um pouquinho de esforço e um pouco de técnica, difícil é não cair de novo, é saber reconhecer o terreno que estás a pisar e mudar de trilha quando sabes que não vai acabar bem. Eu não aprendi a levantar me — isso eu sempre soube, depois de uns tombos fica fácil descobrir como é que fazemos para nos reerguer. Eu aprendi a não cair. Ou melhor: a evitar quedas desnecessárias, porque cair, meu caro, sempre vamos cair. Eu aprendi a desviar me de areias movediças, a saltar de penhascos e a evitar as pedras. Eu aprendi, mas não foi fácil. Nunca é. Tombei com incontáveis crateras no meio do caminho e foi impossível não cair em algumas delas, mas depois de ir ao fundo do poço tantas vezes e voltar para cair de novo, eu entendi que enquanto a gente não entende o porquê está lá a vida que sempre dá um jeito de nos empurrar de volta.

Eu precisei lidar com os meus problemas, precisei tirar a poeira debaixo do tapete e arrumar toda a minha confusão. Não dava mais para deixar para amanhã, eu precisava fazer isto para ontem. Tive que colocar o dedo na ferida e mexer até o sangre estancar e ela virar uma cicatriz pequenininha e desaparecer para sempre, deixando só uma marquinha, daquelas que ficam para que tu não te esqueças que algumas coisas podem magoar. Então, depois de chegar na raiz do problema e ficar de frente com o que doía, eu estava de volta, novamente, firme e forte, para caminhar um pouco mais. Não é tão mau quanto parece, acabamos por descobrir que remediar a dor não faz doer menos, às vezes só temos que sentir até acabar. E eu senti. E acabou. E o ano foi perdendo as folhas sem que eu pudesse perceber o que estava a se aproximar. Agora eu sei, e não me importa, porque não é o fim. Nem o começo. É só a minha continuação. Hoje eu entendo que 2016 só vai me trazer coisas boas porque tive este dois mil e quinze. No fundo não é o ano, nem quando é bom e nem quando é mau, somos sempre nós.

TAMBÉM PODERÁS GOSTAR DISTO...

2 comentários

Olá meus amores! Ou como eu gosto de vos chamar, Woah'zitos.
No caso de vocês estarem interessados em comentar o conteúdo aqui do blog, fiquem a saber que depois de responderem ao formulário de comentários a vossa opinião não ficará visível, mas irá ficar assim que eu lei-a o comentário e autorize a sua publicação.
Prometo responder a todos vocês como muito amor e carinho.

Aviso

Na sua maioria, as imagens e ilustrações utilizadas no blog são retiradas do Tumblr, Pinterest ou de uma pesquisa no Google Imagens. Se por coincidência alguma das imagens aqui partilhadas seja tua ou de alguém que conheces, agradeço que entres em contato comigo para a devida identificação ou exclusão das mesmas.

Os textos são da minha autoria, então caso queiras retirar alguma informação, eu agradeço ser citada e/ou informada. Qualquer informação retirada de um jornal, revista, livro, Internet ou outros, estará citada e identificada.

Instagram