TRANSIÇÃO CAPILAR DE QUEM NÃO TEM QUÍMICA | Se Eu Fosse Arabella

segunda-feira, março 20, 2017


Dizer que o meu cabelo não tem qualquer tipo de química é mentir descaradamente: já o pintei demasiadas vezes para dizer que o meu cabelo é virgem. Mas, neste caso em concreto quando me refiro ao meu cabelo como um cabelo livre de química refiro me às químicas utilizadas para domar e alisar os caracóis. Em dezoito anos de vida, nunca fiz algum tratamento para ter o cabelo liso: ou seja, nada de progressivas, relaxamento, cremes desfrizantes ou qualquer outra fórmula que haja no mercado. No máximo, experimentei gamas de shampoos e condicionadores milagrosos que prometiam diminuir o frizz e manter o cabelo liso durante um determinado período de tempo (após se ativar o tratamento através do calor com utilização de secador ou um alisador) mas mesmo que usasse o cabelo liso durante um ou dois dias, depois do lavar voltava a ter os meus caracóis.

E apesar de ter sempre mantido o meu cabelo encaracolado, ao ver os trabalhos de youtubers brasileiras que entraram em fase de transição (como a Bruna Vieira do Depois dos Quinze, a Ana Lídia Lopes do Apenas Ana ou a Rayza Nicassio) percebi que eu era uma falsa cacheada. Isto é: eu usava o meu cabelo encaracolado na maior parte dos dias, tirando o facto de alisar a franja, não tinha as pontas lisas por causa de qualquer tipo de química mas, no meu interior EU NÃO GOSTAVA DO MEU CABELO ENCARACOLADO E NÃO O ASSUMIA REALMENTE. Inclusive, desejava ter o cabelo bem lisinho, como o da população asiática, sem qualquer tipo de frizz.


Por esse motivo, tive de adaptar o processo de transição capilar à minha situação em concreto: não era o cabelo que tinha perdido a definição dos caracóis e que precisava de voltar à sua textura original, era eu mesma que tinha de me conformar com o meu tipo de cabelo. Aprender a amar me como sou e descobrir as formas corretas de cuidar dos meus caracóis para eles serem ainda mais bonitos, terem ainda mais personalidade e refletirem aquilo que eu sou, não apenas as minhas origens (nas quais tenho muito orgulho #AfricaSempre).

Estou finalmente a fechar as portas à ditadura do liso e inclusivo estou a deixar crescer a minha franja [que sempre adorei e fiz por vontade própria] para deixar de ser escrava da chapinha.


TAMBÉM PODERÁS GOSTAR DISTO...

1 comentários

  1. Achei muito interessante :)
    Gostei do blog, beijinhos

    http://in-dianag.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Olá meus amores! Ou como eu gosto de vos chamar, Woah'zitos.
No caso de vocês estarem interessados em comentar o conteúdo aqui do blog, fiquem a saber que depois de responderem ao formulário de comentários a vossa opinião não ficará visível, mas irá ficar assim que eu lei-a o comentário e autorize a sua publicação.
Prometo responder a todos vocês como muito amor e carinho.

Aviso

Na sua maioria, as imagens e ilustrações utilizadas no blog são retiradas do Tumblr, Pinterest ou de uma pesquisa no Google Imagens. Se por coincidência alguma das imagens aqui partilhadas seja tua ou de alguém que conheces, agradeço que entres em contato comigo para a devida identificação ou exclusão das mesmas.

Os textos são da minha autoria, então caso queiras retirar alguma informação, eu agradeço ser citada e/ou informada. Qualquer informação retirada de um jornal, revista, livro, Internet ou outros, estará citada e identificada.

Instagram