GAME OF THRONES | Winterfell is yours, your Grace. [WINTERFELL 08x01]

ALGUMAS COISINHAS QUE DEVES TER EM CONTA ANTES DE COMEÇARES A LER: 1). este post é uma review da primeira temporada da série televisiva Game Of Thrones da HBO e o mesmo pode conter spoiler. Infelizmente, caso não queiras receber esse tipo de informação sou obrigada aconselhar te a não ler esta matéria. Vai fazer uma maratona e depois volta aqui; 2). é possível que não tenhamos a mesma opinião em relação a certos momentos, por isso fica livre de expressar a tua opinião nos comentários, mas por favor, fá-lo de uma forma educada e sem incentivar ao ódio; 3). Caso ainda não tenhas visto e estás a perder uma das melhores séries alguma vez produzida.
Did you bend the knee to save the North, or because you love her?
Na madruga desta segunda feira o inverno voltou, finalmente! A atual temporada de Game of Thrones estreou aproximou 20 meses depois da sétima ter terminado, o que deixou os fãs extremamente ansiosos e cheios de teorias para o que estava a acontecer. Com o regresso, mais que esperado, da produção, e a cinco episódios do final da mesma trago-vos um pequeno recap de tudo o que aconteceu no primeiro episódio da oitava temporada: Winterfell.

Tal como todos os primeiros episódios de uma série acho que este cumpriu a sua principal tarefa: colocar as personagens onde elas devem estar para que plots principais e secundários se possam desenvolver. E, como tínhamos visto ainda no final da última temporada várias personagens estavam a rumar pro Norte, para combaterem contra o exercito dos mortos. O que nos permitiu ver alguns encontros a já muito esperados.

Desde que a Arya chegou a Winterfell que aguardava o seu reecontro com o Jon e certamente a espera valeu a pena: a cena soube trabalhar de uma forma bem bonita a alegria e a estranheza que ambos sentiram. Nos anos que estiveram separados, ambas as personagens mudaram muito e, naquele momento, reconheceram traços antigos e descobriram algumas das mudanças de cada. Arya fez questão de mostrar que ficará do lado da irmã, inclusive depois de todas as intrigas que as duas viveram na última temporada foi deslumbrante ver a Arya reconhecer que Sansa é a pessoa mais inteligente que conhece. Apesar de Jon e a Arya terem apenas um pequeno momento juntos neste primeiro episódio foi aconchegante ver que os roteiristas e produtores ainda reuniram a jovem ao Hound e ao Gendry - deixando um leve clima de romance entre os dois no ar. E sim, eu sei que Game of Thrones não é uma série sobre casais e deixei isso bem claro no recap que fiz da última temporada por aqui← mas ainda assim, por favor façam este casal acontecer.

Outro momento muito bem construído, na minha opinião, foi quando Sam contou a Jon toda a verdade do seu nascimento, logo depois de ter descoberto que Daenerys tinha matado o seu pai e irmão. Para não falar do quão o meu coração ficou destroçado quando o Bran disse que o Jon não era seu irmão. Acredito realmente que aquela era melhor altura para alguém dizer ao Jon que este na realidade é o Aegon Targaryen, o verdadeiro herdeiro do trono de ferro. A personagem voltar a Winterfell deixou claro que vários momentos esperados estavam para acontecer e foi uma ideia brilhante não arrastarem este plot durante demasiado tempo, afinal Jon tinha sido enganado uma vida inteira e, independentemente de eu acreditar que o mesmo não deixa de ser um Stark (afinal foi ali que ele cresceu e que pai de verdade é quem cria) nesta temporada vamos ter muitos poucos episódios e isso faz com que os conflitos tenham de ser abordados com uma maior rapidez.
Ainda assim, temos de ter em consideração que esta cena surge logo depois do diálogo de Sam e da Daenerys, o que faz com a personagem insista com Jon que este, mesmo nunca tendo pedido por um coroa, não devia descartar desde já que deveria sentar-se no trono. E acho muito importante que ele tenha questionado se tal como o Jon fez, Daenerys iria abdicar da sua coroa pelo seu povo. Para não falar do quão importante foi ver o Jon defender a honra de Ned, não acreditando logo que o seu pai lhe iria mentir a vida inteira. You know nothing Jon Snow. Pra mim o Jon é o verdadeiro rei dos malditos sete reinos e não aceito nenhum outro desfecho para a série, principalmente se sentarem a Sansa ao lado dele.

Um último momento que não pode ser esquecido é a simbologia deixada pelos Caminhantes Brancos a volta de Ned Umber (outra criança a liderar a sua Casa) já tinha aparecido em outros momentos da série, dando mais panos pra mangas pros defensores da teoria de que o Bran aka Corvo de Três olhos é o Rei da Noite, ou que em algum momento da história o teria controlado. Eu gosto mais da teoria de que ele na realidade é todos os Brans do passado, aqueles que a Velha Ama lhe falava nas histórias que lhe contava lá na primeira temporada.

Falando em Bran, na cena em que ele se encontra com o Sam diz-lhe que estava a espera de um velho amigo e demorou-me um pouquinho a cair me a ficha de que ele se referia a Jaime, que chegou a Winterfell mesmo no fim do episódio e vê logo o Bran, agora um homem, mas que em tempos foi um rapaz inocente atirado da janela de uma torre por ter visto mais do que deveria.
A chegada do Lanister ao norte pra mim é a prova dos nove para percebermos se a Daenerys "herdou" a loucura do pai. Se ela decidir tacar um dracarys no homem que matou o seu pai é tal e qual o rei louco, se eventualmente ela perceber que este fez aquilo que era o melhor pra todos talvez a miúda ainda tenha algum juízo.

Como já referi anteriormente, esta temporada terá um menor número de episódios, tendo de contar o resto da história em apenas seis episódios, o que leva a que determinados assuntos sejam tratados com uma maior rapidez e, isso, para mim nem é o problema, apenas sinto que se perdeu um pouco da falta de cuidado com os detalhes a que estávamos habituados. GOT habituou-nos a ver os grandes conflitos serem construídos com pequeno detalhes e agora sinto que não há tanto tempo para os pequenos detalhes e que os focos são realmente os momentos de maior tensão. Como o próprio Bran referiu: o Rei da Noite está a chegar com o seu exercito e não há tempo para nada disto.

Algumas Notas Épicas:
1). Não te preocupes Cersei, eu também queria realmente elefantes!
2). Gente, cadê o Ghost? O Jon esqueceu-se da existência do próprio lobo?
3). Juro que quando a Sansa disse à Dany que Winterfell era dela tudo o que ouvi foi vais morrer amanha Khaleesi, dorme bem.
4). Por durante quanto mais tempo o romance entre o Jon e a Daenerys vai ser abordado? Não gosto. E estou farta. Apenas parem.
5). Theon apenas corre que Winterfell te aguarda. E que por favor não leves tanto tempo quanto o Gendry a remar. Obrigada.

Alguns Links Épicos:
1). DAENERYS, JON SNOW E A RECEPÇÃO EM WINTERFELL | Game of Thrones S08E01 por Carol Moreira e Mikann
2). GAME OF THRONES: REENCONTROS E REVELAÇÕES (Comentários do episódio 8x01) | SM Play #145 por Série Maníacos
3).  Game of Thrones 8x01 RECAP & REVIEW por Katie Wilson (em inglês)

Enviar um comentário

0 Comentários