There is nothing in the world so irresistibly contagious as laughter and good humor.
A Christmas Carol, de Charles Dickens, é uma história que me lembro de gostar desde sempre. A primeira vez que tive contato com a mesma foi com o filme o Natal do Mickey, em que o Tio Patinhas encarnava a personagem de Ebenezer Scrooge, e, ao longo do anos, acabei por ver diversas adaptações da mesma até finalmente ler o livro. Do qual vos venho falar hoje.
Ebenezer Scrooge odeia o Natal. Ele odeia as pessoas que cantam na rua, nunca aceita o convite do seu sobrinho para celebrar o natal com a sua família e, mesmo sendo muito rico, recusa se a doar dinheiro para uma instituição. Para Scrooge algumas pessoas deveriam morrer para acabar com a super população. Nem mesmo a felicidade de seu empregado Bob faz com que ele se sinta bem em comemorar o Natal e, embora ache um absurdo as pessoas não trabalharem nesse dia, Scrooge deixa o ter uma folga. Avarento, mau-humorado e sem amor, ou compaixão pelo próximo, Scrooge é um senhor aparentemente sem chances de se tornar um ser humano melhor. No fim de mais um dia de trabalho, quando regressa a sua solitária mansão, Scrooge faz as mesmas coisas de sempre, janta e vai para o seu quarto, onde se senta em frente a lareira. Mas nesse dia um barulho estranho captou a sua atenção e quando ele menos esperava, Jacob Marley apareceu no seu quarto, o que era muito estranho porque Marley havia morrido 7 anos antes.
O fantasma de Marley, que carrega várias correntes, diz que veio para ajudar o antigo sócio, Scrooge. Mesmo estando assustado e com medo, Scrooge ouve com atenção tudo o que o espírito tem a dizer. Marley conta que é obrigado a carregar as correntes porque quando estava vivo gastou todo o seu tempo a preocupar se com dinheiro e nunca ajudava as pessoas ao seu redor. Ele também diz que Scrooge vai ter a chance que ele mesmo não teve e que para isso ele vai receber a visita de três espíritos em três noites, na badalada do relógio. Sendo essa a única chance de Scrooge mudar e ter o descanso que Marley não tem desde que morreu. Quando o fantasma de Marley vai embora Scrooge toma um susto ao perceber há vários espíritos pela cidade. Mais assustado do que antes, ele fecha a sua janela e aguarda pela visita do primeiro espírito, ou que tudo não passasse de um pesadelo.
A história é contada em 5 partes, a aparição de Jacob Marley, de cada espírito e o fim de tudo. Foi muito bom ler algo tão natalino nesta época que eu amo, bem diferente do Scrooge. Principalmente porque esta história tem muito para ensinar, como valorizar os momentos felizes da vida, os mais simples e aproveitar o tempo com aqueles que amamos. Coisas que não fazemos no dia-a-dia, mas que podemos, pelo menos tentar, nessa data tão linda que é o Natal.
É muito perceptível a mudança de Scrooge no decorrer da história e de acordo com o que os espíritos lhe mostram. Acredito que é possível mudar quando percebemos quem nós eramos e nos perguntamos se a criança que fomos um dia teria orgulho em quem nos tornamos.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
kill them with kindness
Ana Cristina Cartaxo
0 Comentários