SÉRIES | Toss A Coin to Your Witcher [The Witcher S01]

ALGUMAS COISINHAS QUE DEVES TER EM CONTA ANTES DE COMEÇARES A LER: 1). este post é uma review da primeira temporada da série televisiva The Witcher da Netflix e o mesmo pode conter spoiler. Infelizmente, caso não queiras receber esse tipo de informação sou obrigada aconselhar te a não ler esta matéria. Vai fazer uma maratona e depois volta aqui; 2). é possível que não tenhamos a mesma opinião em relação a certos momentos, por isso fica livre de expressar a tua opinião nos comentários, mas por favor, fá-lo de uma forma educada e sem incentivar ao ódio; 3). Caso ainda não a tenhas visto e gostas de produções sobre fantasia, como Game of Thrones, ou até mesmo da triologia Senhor dos Anéis esta série é para ti.  LONG POST ALERT!

The Witcher, para quem não conhece, é uma série baseada na saga dos livros Witcher de Andrzej Sapkowski e eu esperei ansiosamente o ano inteiro para poder ver mesma. E, acreditem, a espera valeu a pena!

Por sorte, a mesma foi produzida pela Netflix, o que significa que os episódios da primeira temporada ficaram todos disponíveis no mesmo dia o que me deu a possibilidade de maratonar a série durante a pausa para as festas de final de ano.

Alerta: Este post é longo e cheio de spoilers, prossiga por conta própria e risco!



The Witcher
The Witcher (pt)

Estados Unidos, Polónia
2019-Presente|| Cor || 47–67 min
Género: Ação || Drama ||  Fantasia
Idioma: Inglês
Número de Temporadas: 1
Número de Episódios: 8
Estado: Renovada

IMDb: 8,6/10


A série  acompanha a jornada de  Gerald de Rívia, um mutante caçador de monstros por aluguer, num mundo turbulento, onde as pessoas costumam se mostrar mais perversas do que bestas.














Tenho de admitir que não foi das séries mais fáceis de compreender, entre todas aquelas que já vi, visto que a história não é contada de forma cronológica nem as personagens estão na mesma linha temporal ao longo dos episódios. E sim, eu levei imenso tempo a entender isso, mas quando finalmente o consegui compreender várias coisas começaram a fazer sentido e deixei de ter a sensação de que estava a nadar em maionese.

Na trama existem três linha temporais e cada uma tem como o seu protagonista, sendo eles Gerald de Rívia [um dos poucos bruxos que restammutante caçador de monstros por aluguer, treinado desde criança para matar feras mortais]; a Princesa Ciri [princesa do reino de Cintra que se torna protegida de Geralt devido a Lei da Surpresa] e Yennefer de Vengerberg [uma poderosa feiticeira do caos e interesse amoroso de Geralt]. E aproveito já para confessar a minha falta de empatia pela Yennefer para que não estranhem qualquer tipo de comentário que faça sobre ela ao longo deste artigo.

A trama apresenta o Gerald sem rodeios: ele é o witcher, que pelo que eu entendi é uma especie de bruxo que não têm nada haver com o tipo de bruxos que estamos habituados, e por isso tem uns poderes especiais que o ajudam na sua profissão de mercenário de monstros. A relação deles com os humanos é intrigante pois este valorizam o lobo branco sempre que algo os aterroriza mas ao mesmo tempo menosprezam-no pois incomodam-se com a sua presença. #AllMonstersAreHuman

A primeira cena de grande importância que nos é apresentada, mesmo que nesse momento não tenhamos noção do quão a mesma vai alterar o destino dos protagonistas, é a Queda do Reino de Cintra e o avanço do Império de Nilfgaard. A rainha morre, os militares ficam cercados, os nobres suicidam-se com veneno para evitar sei lá eu o quê, mas Ciri, um princesa que até este momento parece saída de um filme da Disney é protegida pelos seus súbitos e escapa da cidade viva.



Neste momento também não sabemos isto, porém Ciri é filha da Pavetta e Duny e devido a um antigo costume da mitologia da série, chamado a Lei da Surpresa, a Ciri meio que passa a "pretencer" ao Gerald que proclamou esta mesma lei quando uma vez salvou a vida de Duny. Para quem está a navegar nesta história da Lei da Supresa a mesma é um pagamento que alguém que salva a vida de outra pessoa lhe pode pedir e ela pode ser qualquer coisa [como uma espada ou um membro da família]. A única ressalva é que a mesma se vai manifestar em algo ou alguém que nenhum dos envolvidos [ou seja o salvado e o salvador] sabem que existe. Quando o Geralt usa a Lei da Supresa a Pavetta já estava grávida, porém como nem ele nem o Duny sabiam isso tornou a futura filha destes, a Ciri. Isso só não tornou a pequena princesa em uma child of surprise, como linkou o seu destino ao do famoso bruxo.

E a série basicamente conta a jornada dos dois [com a Ynnefer a meter-se pelo meio] enquanto tentam encontrar o seu caminho um para o outro  [por vezes de forma inconsciente]. Pelo meio vemos imensa gente morrer, histórias de amor surgirem e perderem a sua chama, amizades a serem revividas e outras a serem construidas [e sim, estou a falar do fiel companheiro de Geralt, o Jaskier por quem tudo o que sinto é amo]. E acreditam que no meio disto tudo ainda houve tempo para ser escrita um música de feitos épicos onde o herói conseguiu sair vitorioso? Pois bem, now pour him some ale.

Em suma: ver os primeiros três ou quatro episódios da série foi um desafio pois estava a entrar num novo universo e eu só consegui começar a acompanhar real e oficial a história quando me apercebi que a trama não só estava a ser contada sem seguir a ordem cronológica tal como tinha personagens em diversas linhas temporais. Tirando isso, e mesmo os episódios terem tipo uma hora de duração os mesmos vêem super bem porque a história flui naturalmente.

Notas Mutáveis:
1. Eu já disse isto antes →ou quase← mas volto a repetir: Geralt, Geralt, Geralt, minha mercê, o meu coração pertence-lhe. Aceite-o com todo o meu amor!
2. Não, eu ainda não foi capaz de tirar a música do Jaskier da cabeça!
3. Sejam honestos, não havia uma personagem melhor para ser o interesse amoroso do Geralt?
4. Uma questão que gostei realmente foi o aspeto negativo dado a magia tendo em conta que por várias vezes a utilização da mesma veio com algum tipo de efeito colateral.
5. Apesar de ter levado uma eternidade a entender que a história da Ciri era o presente, a do Geralt o passado e a da Ynnefer um passado ainda mais distante, acho que até acabei por gostar de ver a trama saltitar entre as linhas temporais [isto claro, depois de ter percebido o que estava a acontecer]






AGORA QUERO SABER AS VOSSAS OPINIÕES! JÁ VIRAM THE WITCHER(?) O QUE ACHARAM DA SÉRIE COMO UM TODO, DO PLOT E DAS PERSONAGENS? Contém me tudo nos comentários e não se esqueçam de seguir o blog. Afinal, os meus unicórnios e as minhas fadas lêem sempre primeiro.

Enviar um comentário

0 Comentários