SÉRIES | Como mantenho as minhas séries atualizadas?


Aos dezoito anos já assiste 12,687 episódios de várias séries, o que equivale mais ao menos a doze meses, treze dias e vinte e três horas. Ao todo são apenas 52 séries iniciadas e quando comecei a elaboração deste post tinha 463 episódios por dia, o que seriam aproximadamente catorze dias. 

Motivo pelo qual percebi que precisava de um plano para conseguir colocar todos os episódios em dia. Depois de pesquisar por várias dicas pela longa internet encontrei várias para testar e agora, trinta dias depois de as seguir, selecionei aquelas que melhor resultaram para mim para partilhar convosco.

A primeira coisa que qualquer pessoa que vê uma série precisa de fazer é mentalizar-se. Primeiro que mentaliza-te que séries são uma droga: nós começamos por acompanhar uma, duas ou três séries e quando damos conta já estamos a assistir a trinta. Em segundo, mentaliza te que é normal ficar com vários episódios atrasados, principalmente se chegaste à fase e espetador ganancioso: queres ver tudo, mas o teu tempo não estica. Por último, tens de te mentalizar que ver uma série é como estar num relacionamento: há episódios que te vão deixar feliz, triste, radiante, cheio de raiva... E por aí vai a lista de sentimentos. E, como em qualquer outra relação vais precisar de três coisas bastante importantes:
  1. Discutir: Vale muito a pena encontrares outras pessoas que vêem os mesmos programas que tu para juntos comentarem determinados momentos de certos episódios. Principalmente porque muitas vezes acabas por ficar com uma noção diferente das coisas e inclusive podes ser iluminado sobre algo que nem te apercebeste que aconteceu;
  2. Atenção: Não vale a pena começares a ver um episódio novo se vais ficar a mexer no telemóvel, a ler um livro ou a falar sobre a tua crush, ao telemóvel com a tua melhor amiga. O melhor que tens a fazer é escolher um momento em que não terás mais que fazer, preparar umas pipocas e sentares te bem confortável a acompanhar o episódio;
  3. Tempo: Este é o fator mais importante e que mais vai influenciar, porque sem tempo, não vais conseguir ver episódio nenhum, quanto mais temporadas e temporadas... Aceitem que assim vai doer menos: acompanhar séries é uma atividade que exige muito da pessoa.

Antes de qualquer outra coisa: DESAPEGA!

Nenhuma das dicas que te vou dar a seguir vão realmente resultar se tu simplesmente fores um espetador viciado quiseres ver tudo e mais alguma coisa. É óbvio que não vais conseguir, por isso, antes de mais nada faz a retrospectiva as tuas séries: não vale a pena ficares a perder quarente minutos em algo que não te prende, que não te agrada, principalmente se não te lembrares do motivo pelo qual insistes. E acreditem, eu sei o que é sofrer com isso porque eu ainda não aprendi a desistir de séries, mas quando acho que se transformaram num lixo eu continuo a ver com esperança de que eventualmente vá melhorar. Depois de perder tempo a ver esses lixos fico com remorsos porque sei que poderia ter aproveitado esses quarenta minutos para ver uma série que realmente me dá prazer de assistir. Aprendam com os meus erros: se não gostas da série não a vejas. Quando parares de insistir vais ver o teu tempo aumentar e a watchlist diminuir.

E quanto a séries novas?

Normalmente em setembro (começo da temporada da televisão americana), os nossos ecrãs são entupidos com séries novas e nós queremos ver todas. Mais uma vez, aceitem que não vão conseguir ver tudo, que assim vai doer menos. Mas isso não quer dizer que adicionar três ou quatro títulos à nossa lista é um erro, muito pelo contrário: quando a decisão é tomada conscientemente séries novas são sempre bem vindas. A melhor forma para tomar a decisão de uma forma consciente é ir vendo os pilots (primeiro episódio da primeira temporada) sem grandes expetativas e de uma forma mais criteriosa: neste momento vocês não são somente público, são os maiores críticos da séries pois vão decidir se acompanharam a série ou não. Dividam os pilots em dois grupos: aqueles que vos chamara a atenção e aqueles que não vos agradaram ou com que não te identificaste com a história.

  • Obviamente as séries que ficaram no segundo grupo são para esquecer, descartem essas opções e vivam com mais tempo para aquilo que realmente querem ver;
  • Aquelas que vocês gostaram vão sofrer um segundo teste: a regra dos três episódios. Vejam três episódios para verem como é que a história vai evoluindo e se te cativa. Se sim, joga te na série e deixa te viciar pela mesma, se não: desapega que doí menos.

Encontra a tua forma ideal para organizares as tuas séries

Ainda antes de procurar por dicas já seguia esta e recomendava-a. Para conseguires deixar as séries em dia tens de ter a tua forma de organizar os episódios que vais vendo. Podes usar uma aplicação, um site e se fores da velha guarda podes ir anotando num caderno. Organização é tudo!

Eu recomendo o TVShow Time, uma aplicação para android e IOS que gratuitamente te deixa marcar os episódios que já viste, dar a opinião sobre os mesmos, envia te notificações uma hora antes de um novo episódio ser exibido no canal de origem e ainda tem uma divisão chamada Explore na qual encontras as séries que têm sido mais adicionadas pela comunidade, as próximas estreias, recomendações com base nos teus gostos, entre outras. A aplicação tem algumas featurings pagas, nomeadamente como marcar um episódio com revisto e outras questões relativas a estática que eu, pessoalmente, acho um pouco desnecessárias. E isso é muito bom, porque aquilo que realmente precisamos que a app faça ela fá-lo gratuitamente.

Organiza o teu tempo

Como disse lá em cima a coisa mais importante para colocar as séries em dia é ter tempo. E, para isso, um primeiro passo, fundamental, é organizares o teu tempo. 
No nosso dia a dia geralmente temos um horário de escola/trablho, de refeição, de lazer, etc. Por isso, também precisamos de um horário para vermos as séries. Podes optar por ver durante a tua pausa para almoço ou à noite.

O que resulta para mim é ver à noite, quando já estou na cama. Como só tenho aulas durante a manhã aproveito a tarde para fazer os trabalhos de casa, para estudar, escrever os posts do blog, tomar banho e preparar as coisas para o dia seguinte. Geralmente janto às 20h e às 21 já estou na cama, vejo dois episódios e vou dormir mais ou menos às 23 horas. Isto, de domingo a quinta, porque às sextas e sábados, se ficar por casa aproveito que no dia seguinte já acordo um pouco mais tarde e aproveito para ver entre cinco a sete episódios pela madrugada a dentro. Fazendo as contas vejo entre vinte a vinte-equatro episódios por semana, em período de aulas e em que tenho as tardes ocupadas. Nas alturas em que não tenho tanto para estudar ou que estou mais folgada das lides domésticas aproveito as tardes para ir limpando a minha washlist. Nas férias, também vejo mais do que dois episódios quando me deito e, neste momento, com base nos episódios que assisti nos últimos dois meses, tenho visto vinte-e-oito episódios por semana e sim, mantive as minhas notas na escola.


Divide as séries que acompanhas 

Uma boa maneira de te organizares é dividires as séries naquelas que queres acompanhar semanalmente e naquelas que vais deixar para fazeres uma maratona.
Supondo que acompanhas vinte séries, divides pela metade:
  •  Dez vais vendo semanalmente, consoante os episódios e as legendas vão estando disponíveis, se estiveres a ver dois episódios por dia em cinco vais conseguir vê-los, por isso vão sobrar dois dias (quatro episódios) e podes optar por adicionar séries novas ou aproveitar para ires vendo uma série bem antiga que sempre tiveste vontade de ver, como Friends, Gilmore Girls ou One Tree Hill;
  • As dez que sobraram deixa para fazer uma maratona. Deixa aquelas que não gostas de paixão e que não tens necessidade de ir acompanhando semanalmente para fazeres uma maratona. Aproveita as mid-season break (a pausa feita a meio da temporada) e vê em dois ou três dias todos os episódios da primeira parte e no final da temporada vês a outra metade; ou então vê a temporada toda depois da sua seaon finale.

Faz uma nova retrospetiva quando chegas ao fim da temporada


Entre maio e junho, altura em que a maior parte das séries terminaram as suas temporadas, aproveita para refletires sobre aquilo que estás a acompanhar, mais uma vez.
Escolhe o quê que continuas a querer ver e separa todas as séries que ainda tens atrasadas: este é o momento para correres atrás do tempo perdido. Principalmente se fores estudante: uma vez que é um período em que estás de férias e terás bastante tempo livre.

ACHARAM AS DICAS ÚTEIS? TÊM ALGUMA PARA PARTILHAR? Contém me todo nos comentários e não se esqueçam de subscrever. Afinal, quem está subscrito lê sempre primeiro. As imagens relativas ao TVShow Time são prints que tirei com o meu telemóvel, enquanto que as restantes que ilustram este post não são conteúdo meu. A primeira foi encontrada através do Pinterest e editada no editor online FOTOR enquanto as restantes últimas são trabalho de Ali Na Rua, sem qualquer alteração da minha parte.

Enviar um comentário

2 Comentários

  1. Eu também uso o Tv Show Time! Torna tudo tão prático, eu adoro!

    THE PINK ELEPHANT SHOE // INSTAGRAM //

    ResponderEliminar
  2. Eu gostei muito dos teus ensinamentos mas fiquei assustada a quantidade de séries que já viste hahaha

    Beijinhos,
    www.pirilamposemarte.com

    ResponderEliminar
Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)