MERMAIDS DON'T DO HOMEWORK | Motivos para concorrer ao ensino superior


Lembro-me que no ano passado, quando estava no 12º ano escolar, apesar de ter mais ou menos uma ideia do que queria fazer no ano seguinte os meus planos ainda não estavam totalmente traçados e ainda tinha muitas dúvidas. Lembro me de ter aproveitado a pausa do Carnaval e da Páscoa para então refletir um pouco sobre o caminho que gostaria de seguir em relação ao ano seguinte. No meu caso, concorrer ao Ensino superior era o plano há já algum tempo definido, mas sei que há outras pessoas que demoram algum tempo a tomar a decisão. Por isso juntei alguns motivos pelos quais considero que a universidade é o caminho a seguir quando terminamos o secundário.

Para que não restem dúvidas: nem tudo é perfeito na vida académica. Falando por experiência própria, voluntariamente expôs-me a uma enorme carga de stress e aprendi da pior maneira que como uma pessoa ansiosa isso é algo com que não sei lidar. Tive várias crises existenciais, quis arrancar cabelos e até desistir. Outra coisa que também vale a pena mencionar é que a Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV) é a faculdade que frequento  e estou a licenciar me em Comunicação Social (CS). A mesma integra-se no Instituto Superior Politécnico de Viseu (ISPV ou IPV) e nenhuma destas entidades me pagou ou solicitou a elaboração deste post. Aqui a opinião é sincerona, por isso confia e vem estudar connosco. E mantenham ainda em conta que ninguém é mais do que ninguém por simplesmente se ter licenciado, caso vocês não tenham intenção de ir para a universidade está tudo bem. Apenas temos ideias diferentes daquilo que queremos fazer.

1. Começar algo novo
Eu estou constantemente a criar desculpas para poder começar algo novo, desde dietas, a projetos e por aí fora. Então candidatar me ao ensino superior, e por consequência ter entrado, foram das melhores coisas a acontecer me.
A ESEV tem 7 licenciaturas disponíveis e ainda 13 mestrados por onde escolher.

2. Crescimento Pessoal
A faculdade proporcionou me a interação com o mais diferente tipo de pessoas com diferentes origens,opiniões e culturas. O que, querendo ou não, levou a que a minha visão o mundo aumentasse, criando empatia e levado ainda a um amadurecimento mais rápido.
Foi graças a esta experiência que comecei a sair da minha zona de conforto, o que pode parecer simples, mas tornou se fundamental para o meu crescimento pessoal. Desde setembro que tenho aprendido a realmente abrir a mão da minha opinião para poder aceitar outros pontos de vista, o que eu acredito que contribui para o meu enriquecimento inteletual. Conviver com outras pessoas no meio académico é das melhores coisas que a universidade me proporcionou.
3. Construir Um Carreira
Embora seja possível construir uma carreira sem passar pelo ensino superior, o ambiente académico tem realmente o poder de vos ajudar a crescer pessoalmente. Hoje em dia a maior parte das licenciaturas já inclui estágio, possibilidades de realizar intercâmbios e participar em várias outras atividades (como Feiras e Seminários) que a faculdade proporciona para que os seus alunos possa progredir não só em termos académicos, mas também para começarem a criar contatos (para que futuramente tenham alguma estabilidade para a construção de uma carreira).
No caso da ESEV, os cursos têm acreditação pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) conta ainda com parcerias e intercâmbios internacionais em vários países europeus.

4. Realizar Sonhos
Os meus pais desde pequena sempre me ensinaram que os estudos são a principal forma de construirmos uma vida melhor. Através dos mesmo várias portas são abertas, somos valorizados profissionalmente e tornamos nos melhores pessoas. Vejo os mesmos como a possibilidade de vir a conhecer o mundo, adquirir a minha própria casa e vivenciar um monte de coisas novas.

E TU, QUE ESTÁS AGORA A TERMINAR O SECUNDÁRIO, JÁ SABES O QUE VAIS FAZER NO PRÓXIMO ANO? Contém me tudo nos comentários e não se esqueçam de seguir o blog. Afinal, os meus unicórnios e as minhas fadas lêm sempre primeiro. nENHUMA das imagens que ilustram este post me pertencem.

kill them with kidness,
Woah Arabella

Enviar um comentário

2 Comentários

  1. Obrigado, querida :9

    Excelente post, sem dúvida alguma! O que me fez concorrer ao ensino superior foi, sem dúvida, o meu gosto por estudar e saber mais porque, efetivamente, não ocupa lugar. A universidade é a altura das descobertas e devemos levar isso muito em conta :)

    Espero que esteja tudo a correr bem <3

    NEW REVIEW POST | FINALLY: GOODBYE SPOTS with this amazing MOISTURIZER! :o
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu, pessoalmente, senti que deveria investir mais um pouco na minha educação porque sabia que após terminar o secundário não ia agregar em nada ao mercado de trabalho. E se eu mesma não me o contrataria que entidade patronal o faria? Algo que só não listei neste post porque sei que é algo que varia muito de pessoa para pessoa

      E, thanks God,tem tudo corrido super bem. Não podia estar mais grata por tudoo que a universidade me proporcionou


      kill them with kidness,
      Woah Arabella

      Eliminar
Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)