SÉRIES | Please, Luke, please, please, please... [Gilmore Girls]

Uma daquelas séries pelas quais te apaixonas no primeiro minuto.

Gilmore Girls, conhecida em Portugal como Tal Mãe, Tal Filha, foi uma série americana que ficou popular mundialmente no início dos anos 2000. Esta foi criada por Amy Sherman-Palladino e estrelada por Lauren Graham e Alexis Bledel.

O enredo desta passa se em Stars Hollow, Connecticut, um pequeno povoado fictício onde vive a mãe solteira Lorelai Victoria Gilmore e a sua filha Lorelai "Rory" Leigh Gilmore e várias outras personagens bem peculiares. A série explora diversos assuntos, tais como família, amizades, conflitos geracionais e classes sociais e é caraterizada pelos seus diálogos rápidos com poucas pausas, frequentes referências à cultura popular, política e comentários sociais.

Sendo aclamada mundialmente Gilmore Girls foi um nome presente na minha watch list durante vários anos e por mais que eu tivesse vontade de a ver costumava olhar para as suas sete temporadas um pouco receosa. Já tinha dito aqui anteriormente que séries exigem tempo por parte de quem às vê e esse foi o principal motivo pelo qual eu acabava por ficar de pé atrás com Tal Mãe Tal Filha: 156 episódios empoem respeito.

A real vontade de ver série surgiu quando a Netlix anunciou um revival da série para 2016 intitulado de Gilmore Girls: A Year in the Life que eu ainda não vi mas eu acabei por só começar a ver mesmo em dezembro do ano passado. A série acabou por me acompanhar ao longo de praticamente todo o meu ano de caloira na universidade e por isso tenho um carinho ainda mais especial por ela.

Alerta: Este post é longo e cheio de spoilers, prossiga por conta própria e risco

Terminei de maratonar a série há algum tempinho e juro que a vontade era que tivesse outras sete temporadas para me perder um pouquinho mais em Stars Hallows.

Tenho a intenção de futuramente trazer a review de cada uma das temporadas e de cada um dos episódios ro revival mas no post de hoje quer mesmo falar vos de como Lorelai Gilmore e companhia me conquistaram. Gilmore Girls é, sem sombra de dúvidas, uma daquelas séries maravilhosas que quando termina te deixa com a sensação de que ficaste orfão. Com um elenco extremamente carismatico ou maioritariamente que te deixará caídinho/a de amores.

Considero a Lorelai um desses amores à primeira vista, o que facilmente a tornou a minha personagem favorita que é, na minha opinião, uma mulher excecional e exemplo de mãe e pessoa, que só muito ocasionalmente me fez passar raiva e sempre por causa da sua relação com o Luke

Apesar de ser uma série que se focava tanto na mãe (Lorelai) como na filha (Rory) pra mim Lorelai roubou sempre a cena. Foram sete temporadas em que vimos uma mulher passar por vários desafios, alguns dos quais bem dificeis, sem se deixar abater e sempre disposta a dar a volta por cima. No final do dia sempre a viamos a fazer o melhor possível pra si e para quem a rodeava, mantendo o seu sorriso no rosto.

De todos os arcos amorosos da série o seu foi o mais complicado: desde as suas indas e vindas com Christopher (que a levaram ao altar); o relacionamento com Max (um professor de Rory) e o romance com Luke (pelo que torci desde o primeiro momento). Ai, como esquecer o episódio Raincots and Recipes 4x22 em que o casal Java Junkie finalmente dei o seu primeiro beijo? Ainda me lembro de gitar e chorar de felicidade por ver que um dos meus ships favoritos estava finalmente a acontecer.

Infelizmente, após esse momento o relacionamento destas duas personagens não foi tão firme quanto eu gostaria que tivesse sido, na minha opinião, demasiados altos e baixos. Sadly os pombinhos nunca chegaram a subir ao altar e eu coloco toda a culpa em cima dos ombros do Luke Danes que não soube lidar da melhor forma com a descoberta da sua filha. Ainda sinto o sangue a fervilhar só de me recodar o quão ele exclui a Lorelai, vê-la sofrer com tudo aquilo foi de partir o coração. Amaldiçoada seja a sexta temporada que a cada episódio destruiu um pouco mais o melhor casal de Stars Hallow.

Em assuntos do coração quem também passou por muitos altos e baixos foi a Rory! Vários momentos das suas histórias de amor pareciam tirados de clássicos românticos de Hollywood como esquecer aquele You jump, I jump, Jack e isso torna um pouco difícil decidir qual dos seus pretendentes o melhor. Pessoalmente, o que menos me agradou foi o Dean, mas a verdade é que mesmo assim cada um dos seus pares amorosos teve o seu momento. Para mim a verdadeira disputa ficou entre o Jess e o Logan: cada um teve a verdadeira oportunidade de ganhar o coração da Rory e do espetador. Especialmente Jess, que ao longo da última temporada surpreendeu ao crescer tanto enquanto pessoa. Juro que julguei que a Rory iria aceitar o seu pedido de casamento, contudo isso acabou por não acontecer.

Rory colocou sempre os seus estudos à frente por isso não foi de admirar que ela tenha escolhido a sua carreira invés do seu relacionamento. O seu caminho até Yale, e mesmo em Yale, não foi nada fácil e a jovem foi obrigada a enfrentar bastantes dificuldades. Do seu percurso estudantil é de salientar o seu discurso na High School Graduation, um dos momentos mais emocionantes de toda a série, principalmente as palavras que ela disse à sua mãe. Com um pouco de esforço vimos a Rory a formar-se em Yale, ao mesmo tempo que os colegas de primeiro ano - mesmo ela tendo feito uma pausa de um ano. What?! A melhor parte disto tudo foi poder ver o brilhinho nos olhos da Lorelai sempre que ela viu a sua filha alcançar uma nova conquista.

Ao longo das sete temporadas todas as personagens tiveram o seu espaço e a oportunidade de crescer, exemplo disse é a relação de Lorelai com os pais Emily e Richard: que mesmo que nunca tenha sido perfeita evoluiu o suficiente para as coisas terminarem bem. Até amigos mais próximos das Gilmores, como Sookie, Michel, Paris e Lane, deixaram lembranças maravilhosas que dificilmente serão esquecidas.

Os episódios finais foram os que mais me costuram a ver por sentir a dificuldade que seria despedir me de Stars Hollow. Mas, apesar da dor da despedida, achei o último episódio lindo. Desde a festa surpresa organizada para a Rory ao beijo re reconcialiação de Lorelai e Luke. Em caso de dúvidas, Gilmore Gils foi das melhores maratonas que fiz até hoje. E para quem ainda não viu: trust me está na hora de veres.


Felizmente Stars Hollow estará sempre para nos voltar a receber.

Enviar um comentário

0 Comentários