BLOGGER PARA BLOGGER | Quanto custa ser blogger?


Em primeiro lugar, comecei o blog para fazer do mesmo um hobbie (o que ele continua a ser até hoje) e nunca gastei dinheiro com o mesmo (ou recebi algumcom este projeto. Mas só porque não gastei diretamente dinheiro com o blog isso não quer dizer que ser blogger realmente seja gratuito.

As plataformas para criar um blog até podem ser gratuitas e terem à disposição as ferramentas suficientes para o utilizador editar e publicar os posts que bem entender e fazê-lo, aparentemente, de graça, só que não é bem assim. Para tudo isso é necessário ter um computador e acesso à internet o que acarreta o seu custo (podem ler um pouquinho mais sobre isso neste post da Jessica Belcost).

Contudo parece que ninguém se importa com outros gastos que o blog faz na vida de uma pessoa. Agora, falando diretamente na primeira pessoa, eu gastei tempo com isto, perdi paciência e noites... Pode parecer idiotice da minha parte falar nisto, mas vamos por partes, para que vocês entendam isto tudo certinho e direitinho...

Em questões de tempo, são bem raros os posts que me levam menos de duas horas: é preciso ter ideias, pensar no conteúdo que vamos agregar ao post, escrever e organizar o texto. Abençoada professora de português do secundário que me deu bastantes dicas para responder à questão do Grupo III dos testes e exames, juro que ainda hoje uso vários métodos que ela me ensinou durante a redação de uma nova publicação. Para além disso tenho o tempo que passo a pesquisar por ideias para conteúdos novos ou tutoriais para poder ir atualizando a imagem do blog.

A paciência perco-a, geralmente, quando sinto que o blog já passou muito tempo sem ser atualizado mas que dê por onde der eu não consigo encontrar inspiração ou quando simplesmente não estou a conseguir algo de que realmente goste (e quando isso acontece simplesmente não publico nada - não gosto de publicar algo por obrigação para tapar buracos mas acabo por ficar ainda mais frustrada por não postar nada, vá-se entender).

Quanto às noites... Escrever posts como as reviews de episódios levam me imenso tempo a planear, escrever e por aí. Eu adoro escreve-los, mas realmente é um processo cansativo.

Enviar um comentário

14 Comentários

  1. Podes ganhar dinheiro com o blog, não há problema nenhum nisso é uma forma de remuneração por tempo perdido, entendo que isto apenas seja um hobbie mas também mereces uma pequena recompensa, nem que seja de 1€ ou 20€ por mês, o que seja!

    Sempre é bom para beberes um cafezinho ou pagares algo ai em casa, ou quem sabe investir no teu futuro (apenas dei um mero exemplo e/ou ideia)

    Existe vários métodos de rentabilizar um blog, sem cansar e sem incomodar o visitante e/ou leitor.

    Uma delas é os afiliados, ganhas uma pequena comissão por cada venda e não há mal nenhum nisso.

    Pensa nisto, não penses de forma exagerada. Pensa sim que vais receber algum, enquanto isso podes sempre pagar a conta de internet (hehehe) ou fazeres outras coisas.

    Tal como disse, podes continuar a fazer disto um hobbie, mas por ser hobbie não impede que ganhes alguns meros trocos! Sei de muita gente que diz "é apenas um hobbie" tudo bem, e pode continuar a ser! Desde quando é que ganhar algum deixa de ser um hobbie?

    Pensa nisto, com pés e cabeças e não te atires de cabeça naquela cantiga "não preciso, é apenas um hobbie e não quero fazer disto um trabalho!" nada disso!

    PS: Procura no Google há imensos guias e dicas "Como rentabilizar um blog".
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que me expliquei mal, eu não tenho nada contra rentibilizar o blog (e até já ponderei se devo fazer o mesmo, tanto que até já fiz várias pesquisas sobre o assunto). Só falei nessa questão mesmo porque já vi algumas publicações semelhantes a estas em que as pessoas dizem nos comentários que as bloggers não se podem queixar do quanto gastam com os seus projetos visto que o mesmo é renumerado, então antes que me acusassem de estar a queixar me de forma ingrata (quando apenas estava a expor um ponto de vista) quis esclarecer que eu não recebo dinheiro com o blog.

      kill them with kindness, Woah Arabella

      Eliminar
  2. Identifiquei-me tanto...principalmente em relação à falta a inspiração e não publicar para tapar buracos mas depois ficar ainda mais frustrada com isso.
    Gostei do blog, já estou a seguir.

    Beijinhos

    Buongiorno Principessa - https://miasteixeirapinto.wixsite.com/buongiorno

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A ideia de publicar o post surgiu mesmo para tranquilizar outros bloggers que passassem pelas mesmas frustrações que eu (e para alertar uns quantos chicos espertos de que isto realmente dá trabalho).

      kill them with kindness, Woah Arabella

      Eliminar
  3. Ser blogger dá mesmo muito trabalho e as pessoas não têm noção disso... Acho muito bem que quem consegue ganhe dinheiro com o blog porque em certas circunstâncias funciona mesmo como um trabalho!! Eu cá tento postar o mais regularmente possível na época de frequências é mais complicado mas não vejo o blog como uma obrigação diária, sei que devo postar mas não posso abdicar da minha vida pelo blog.

    Novo post: http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2017/10/blue-and-lace-ootd-58.html

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente dá trabalho e a prova disso é a quantidade de blogs que existiram apenas durante um mês até os seus criadores decidirem que aquilo não é para eles.

      kill them with kindness, Woah Arabella

      Eliminar
  4. eu ganho algum dinheiro com o meu blog. nao muito. mas algum. e não tem mal nenhum com isso. e gasto muito mais dinheiro com o blog! muitas vezes compro produtos e coisas para testar que se nao tivesse o blog se calhar nao comprava! mas sim, dá trabalho, e ha alturas em que a inspiração e vontade de escrever é nula! mas ja tenho o meu blog ha mais de 2 anos, e gosto muito dele XD

    e também gostei muito do teu blog! ja estou a seguir e gostava que me seguisses também! beijinho

    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso nunca comprei nada que não compraria se não tivesse o blog, ainda antes de começar a criar conteúdo para a blogosfera que li bastante a respeito e percebi logo que, no meu caso, não seria muito sensato comprar coisas só para o blog ou só porque o tenha.
      Também gosto muito do meu Woah Arabella, é o meu bebé, mas já tem quase 4 anos, está a ficar crescidinho....

      kill them with kidness,
      Woah Arabella

      Eliminar
  5. É preciso tempo e paciência para ter um blogue, de facto! Em alturas como esta (tempo de aulas) o meu blogue fica com poucas publicações, mesmo quando tento ao máximo mantê-lo atualizado! :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por mais que nos tentamos redobrar ou por mais que dê-mos tudo o que temos há alturas do ano em que nem sempre é tão fácil criar conteúdo novo e manter o blog atualizado. Há quem diga que escola não é desculpa, que é só priorizar o blog face a outras coisas mas não é por um blog ter posts com mais frequências que outro que ele vai ser melhor!

      kill them with kidness,
      Woah Arabella

      Eliminar
  6. Já estou a seguir o teu blogue também!
    Boa semana! :)

    ResponderEliminar
  7. Heeya, adorei o post! Senti-me como se fosse eu a escrever de tão relatable que é ahah, é necessário mesmo tempo, paciência e ideias para colocar o blog em dia, o que por vezes me falta mas pronto, damos o nosso melhor né :)
    Beijos,
    http://i-dreamer-girl.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou a ver que tenho de trazer mais destes desabafos enquanto blogger a ver quantas de vocês se voltaram a identificar

      kill them with kidness,
      Woah Arabella

      Eliminar
  8. É preciso tempo, paciência e gosto pelo que se faz. Eu não consigo escrever só para "tapar buracos" acaba por sair nada de jeito. Quanto a rentabilizar o blog pode ser algo bom :)

    Volta & Meia
    Facebook

    ResponderEliminar
Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)