BLOGGER PARA BLOGGER | Como Manter O Blog Atualizado?


Não importa qual é o teu nicho: ter um blog é algo que te vai exigir muito trabalho e esforço. Vais ter de dedicar algum do teu tempo, seja para criar conteúdo, preparar imagens ou manter as redes sociais atualizadas. Sei que pode parecer fácil e que qualquer um o consegue fazer, mas a verdade é que se queres lidar com todas estas tarefas e não te perder num meio delas vais precisar de encontrar a melhor forma para te organizares, principalmente se tiveres um trabalho ou estudares a tempo integral.

Quando eu ignoro que tenho de me organizar o que me acaba por acontecer é não poder colocar as minhas ideias em prática, o que me leva a não ter tempo para publicar com a regularidade que desejo. Inclusive, se vocês acompanham o Woah Arabella há algum tempo sabem que de vez em quando eu desapareço. Este ano quis alterar isso e tenho me esforçado bastante para que isso não aconteça tive de me mentalizar que algumas coisinhas precisavam de mudar. Apesar de ainda estar a testar o método de organização que optei por adotar decidi partilha-lho convosco.

DEFINE PRIORIDADES E TIMINGS
Aquilo que sei que mais me ajudou foi definir conteúdos e horas de postagem para todas as plataformas que utilizo.
O principal objetivo do blog é falar de cultura pop, mas como a minha vida não é só ver filmes e séries não fazia sentido só ter a categoria Na Estante, então criei outros projetos para partilhar outras coisas convosco, seja coisas relacionadas a minha vida amorosa ou universitária. Contudo, como a minha prioridade são os filmes e as séries que assusto a maior parte dos posts diários, divulgados as 19h30, são relacionados ao tema. E, sempre que posso, tento incluir os mesmos nos restantes projetos para não me afastar muito do meu nicho, por exemplo aproveitei o projeto Guia de Estilo para vos dar algumas dicas para "roubarem" o look de algumas das minhas personagens favoritas, podendo assim falar de moda sem me afastar muito do assunto base do blog →Get The Look: Sabrina Spellman [Chilling Adventures of Sabrina]←.

ANOTA IDEIAS
Ando constantemente com um bullet journal que montei exclusivamente para o blog e o canal onde reservei algumas páginas para anotar possíveis temas a debater e ideias de posts e vídeos. Ao fim de semana ainda uso parte do meu tempo para pesquisar sugestões de conteúdo, de forma a poder váriar um pouco as pautas. Estas listas, para mim, são fundamentais para os momentos em que não encontro inspiração, como as mesmas estáo cheias de ideias é só olhar para as mesmas e deixo de correr o risco de não deixar o blog sem ser atualizado. 
  • E mesmo que um bloco de notas seja o vosso melhor amigo é possível que nem sempre o tenham convosco, quando isso acontecer anotem as ideias que vos surjam no telemóvel ou em qualquer lugar para evitar que se esqueçam. 


CRIA O TEU PRÓPRIO BLOGMAP/CRONOGRAMA
Depois de já terem decidido quantas vezes vão publicar semanalmente e a que horas será, selecionem quais serão os dias exatos da semana e as horas. Isso vai criar um hábito no vosso público que saberá exatamente quando é que deve procurar o vosso blog porque o mesmo terá conteúdos novos. Para mim, tendo em conta que pretendo publicar diariamente, o que mais funciona, é publicar Às 19h30, contudo, os Desabafos do Dia, como são posts super curtinhos e, na maior parte das vezes, irrelevantes, não queria que os mesmo roubassem o espaço de outros conteúdos, pelo que são publicados às 09h30, fazendo com que em certos dias o blog seja atualizado duas vezes.

É, também, importante que anotem num calendário os posts do mês em questão, assim criaram um compromisso com vocês mesmos de publicarem sobre aquele determinado assunto, de acordo com o vosso calendário.

TENHAM SEMPRE UMA CARTA NA MANGA
Aproveitem quando tiverem um tempo extra, eu uso as férias, para desenvolverem artigos: pesquisem sobre o assunto, escrevam a respeito do mesmo e escolham as imagens, e guardem nos rascunhos. Optem por assuntos intemporais, que poderão ser publicados em qualquer altura do ano. Assim, quando tiverem um aperto não terão de ir a correr e acabar um posts de qualquer jeito.

Outra forma de não terem de andar em correrias é escreverem os posts programados com uma ou duas semanas de antecedência, podendo assim ficar mais tranquilos. Aqui no blog, como falo muito de séries tento ao máximo intercalar posts de séries que ainda estão em exibição com outras mais antiguinhas que vou vendo: um post sobre uma série em exibição é sempre mais stressante de planear porque tenho de reservar tempo para assistir a mesma e de escrever o post a tempo de ser publicado enquanto o assunto ainda é relevante, enquanto que quando é de uma série mais antiguinha não há tanta pressa porque não preciso de aproveitar um determinado timming para postar.

INCLUAM O BLOG NO TEU WEEKLY PLANNER
Se forem malucas pela organização, como eu sou, provavelmente têm um planner semanal onde anotam todos os vossos compromissos da semana, aproveitem o mesmo para marcar em que horas se vão dedicar exclusivamente aos vossos blogs, que funcione com os vossos restantes a fazer.

É nesse tempo que vocês deverão tentar deixar posts adiantados, posts programados ou divulgar a vossa última publicação.

Agora quero que me digam quais são as dicas que vocês usam para manterem os vossos blogs atualizados e que aproveitem também a zona dos comentários para me dizer que outras dicas relacionadas a bloggers gostariam que trouxesse para aqui. Avisem me ainda se gostariam que trouxesse um post só a falar dos meus bullet journals.

Enviar um comentário

0 Comentários